terça-feira, 24 de março de 2020

24 março - Dia Nacional do Estudante

Um dia que talvez passe despercebido, para muitos, na correria do quotidiano que vivemos até à data.
Hoje colocam-se novos desafios e talvez tenhamos menos tempo para "dar conta do recado" diário mas também temos a possibilidade de olhar de outro modo para o que nos rodeia e para os outros.
Muitas vezes fazemos as coisas sem pensar, por exemplo, sabemos que respiramos mas para tal não pensamos - agora vou respirar. Reparemos que todos nós, adultos e crianças estamos a (re)aprender hábitos, a (re)aprender a utilizar canais de comunicação, a aprender a conviver em condições muito novas, a aprender a lidar com a incerteza e com o medo, ...
Neste dia, poderemos pensar um pouco no que vos costumo dizer nas reuniões de pais - a aprendizagem requer desconstrução de ideias, para depois voltar a construir. Estamos num momento em que nada pode ser dado como adquirido. Então, o desafio para os pais e para que não se preocupem é que revejam, equacionem os conceitos pessoais de sobre aprender e estudar. Até porque o futuro vai requerer novos saberes. 
Segundo Hill & Taylor, desde sempre, a família e a escola trabalharam para a formalização da educação, procurando as melhores condições para a escolarização das crianças. 
"As emoções são necessárias para a vida, já que nos informam sobre alguns aspetos de nós mesmos e do meio ambiente que nos rodeia, promovendo o saber ser e o saber conviver, defendidos por Delors como eixos fundamentais da educação, a par dos outros dois — o saber e o saber fazer —, que têm sido, quase que exclusivamente, contemplados na escolarização da criança." (Queirós, M.)

Os nossos meninos e meninas têm desenvolvido competências no âmbito da inteligência emocional, fruto do trabalho em conjunto convosco, famílias sempre muito presentes na educação dos vossos filhos, de modo a criar condições de bem-estar emocional.




es·tu·dar Conjugar
(estudo + -ar)
verbo transitivo e intransitivo
1. Fazer o possível para aprenderconhecer ou compreender.
2. Frequentar as aulas de um curso ou de uma escola; ...
verbo transitivo
3. Analisar atentamente para compreender ou conhecer 
4. Pensar demoradamente sobre (ex.: teve de estudar uma solução alternativa). = MEDITARREFLECTIR
5. Decorarmemorizar (ex.: estudar as falas de uma peça de teatro).
6. Ensaiar previamente para ter uma noção do efeito.
verbo transitivo e pronominal
7.Observar ou fazer auto-observação muito atentamente.
Palavras relacionadas:  .

"estudar", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/estudar [consultado em 24-03-2020].







Sem comentários:

Enviar um comentário