terça-feira, 9 de outubro de 2018

A vida recria-se no silêncio

O dia 5 de outubro é uma data que, no passado, marcou uma grande mudança na nossa sociedade. Os meninos e meninas aprenderam que os reis deixaram de reinar no nosso País. O rei D. Manuel partiu de barco, para Inglaterra, com a avó, a rainha D. Maria Pia (que gostava muito da Mata do Buçaco). A partir dai, o povo aprendeu a fazer escolhas, tal como nós fazemos, todos os dias. Passados muitos anos, ainda celebramos esta data com um feriado. E por falar em reis, estamos a trabalhar uma lenga-lenga que nos fala de reis e de outras pessoas.

                    Rei, Capitão. Soldado, Ladrão, Menina bonita, do meu coração

 -"A minha avó também sabe! Eu disse-lhe e ela contou que aprendeu na escola."

Este ano, o dia 5 de outubro marcou uma grande mudança, na vida de muitos ... Ontem, o primeiro dia de aulas, após esta mudança, começou como todos, no nosso Jardim-de-infância, com momentos de partilha e rotinas de preenchimento das tabelas. O responsável do dia iniciou a sua tarefa pelo quadro dos sentimentos/emoções. Percorreu a lista de nomes. Cada colega ia respondendo  -"Estou feliz"! Chegou a vez da educadora responder. Ontem não foi fácil. Mas disse a verdade. - "Agora, convosco, já me sinto mais feliz". É que, quando cheguei, uma criança leu tão bem o que se passava que me disse baixinho - "Estás com olhinhos tristes". O tempo foi passando. As crianças foram chegando e os abraços, xi-corações e beijinhos foram ainda mais do que é habitual. Traziam também muitas novidades e alegria.
Hoje, durante a aula coadjuvada de inglês, em que partimos do recém elaborado painel dos aniversários (cada um mostrou orgulhoso à teacher a sua produção), falámos de datas, do tempo que passa, do início da vida e do seu fim. Embarcámos todos numa aventura, sem sabermos como ia ser e conseguimos, durante um minuto, ouvir o silêncio e procurar as coisas que nos fizeram e fazem sentir bem, em paz - as flores, o mar, ... Assim estivemos com a nossa AMIGA e MESTRE, na busca da melhor estrelinha, para que daí continue a partilhar as nossas vidas - a saber ouvir e conciliar, a sorrir e confiar.






As cores do sol



A vida que nos desafia, nos questiona.




O ar que não se vê mas que ocupa o seu lugar.


Num dia cheio de sol viemos para o exterior verificar o que acontece quando tiramos a tampa ...

"Parece um chuveiro!"


1 comentário:

  1. E sabemos bem que foram dias difíceis... não um, apenas, mas mais dois ou três!!! Mas também sabemos que a vida é feita de ganhos e perdas, de sorrisos e lágrimas, de dor e felicidade... porque é conhecendo e experimentando o oposto que valorizamos cada momento. A estrelinha deixou de brilhar na terra para brilhar no Céu... porque no céu ela brilha para muitas mais pessoas e todo o mundo a pode ver! E é um brilho tão forte que iluminará toda a VIDA e O TRABALHO de quem pode privar com ela de perto aqui por baixo! Não conheci pessoalmente.... mas gostaria muitíssimo de ter conhecido! Seria concerteza uma pessoa ainda mais rica! Beijinho

    ResponderEliminar