sexta-feira, 27 de março de 2015

De pequenino se torce o pepino - cientistas em ação

Diz o ditado e também dizemos nós.

Brincar ou trabalhar (sempre na perspetiva lúdica) permitem-nos fazer muitas descobertas, porque somos" curiosos e também pensamos".

A ciência faz parte do nosso dia a dia e vamos partilhar algumas das atividades que fizemos com materiais como as lupas, os tubos de ensaio e até com objetos da sala e com fruta.








A Maria e o pai foram passear e trouxeram bugalhos. O que se esconderá lá dentro?
A Maria explicou o que o pai lhe tinha ensinado.
-Será que a mosca já saiu?
Com muito cuidado e paciência abrimos o bugalho à procura de um ovo branco.
Também pesquisámos no computador.
Surgiram muitas questões! As abelhas também nascem de um ovo? E os gatos? ...


Flutuabilidade


- A água tem muita força!
O que irá acontecer se experimentarmos colocar vários objetos numa taça com água?
Surgiram muitas hipóteses. E justificações para as opiniões.
Escolhemos, em grande grupo, os objetos a mergulhar.
Fizeram-se outras descobertas. A tangerina pequenina é mais pesada do que a bola de esferovite.





- O sal e o açúcar são iguais.
- Mas o açúcar faz ficar doce. Não é a mesma coisa.

Conseguiremos saber se a água tem açúcar ou sal, se olharmos e observarmos?
...
O que acontece às substâncias quando as colocamos na água?
O que vamos mudar? (o sal e o açúcar que colocámos na água)
Em grande grupo, cada menino/a agitou um tubo de ensaio. E todos observámos.

Depois, foi a vez do azeite! ...






- As sementes parecem pedras!
- São pretas e brancas. E brilhantes.
...
- Aprendemos a palavra germinar, disse a M. S. Vai levar muito tempo?
- Não tiraste fotografias a regar.
- Ela tira depois. Vamos regar todos os dias! Ou só alguns.


Cada menino procura as suas respostas,tenta encontrar uma explicação e depois confronta as suas ideias prévias.
Observa-se.
São tomadas notas, Fazem-se registos.
Conclui-se, a partir dos dados observados.

Sem comentários:

Enviar um comentário